Processo de contratação: Votos de Casamento

Como é escrever votos de casamento? Qual é o processo da contratação deste serviço? Como é que eu sei o que é que cada um quer dizer? Como é que me certifico que cada um dos votos reflete a personalidade de cada um dos noivos?

Contratação do serviço de votos de casamento:

  1. Pedido de orçamentos através da nossa página de contato;

  2. Envio dos orçamentos por e-mail;

  3. Contratação por parte dos noivos: explicação da cronologia do serviço, assinatura da minuta de prestação de serviços e envio do questionário inicial sobre a vossa relação.

Resposta ao questionário inicial com uma série de perguntas sobre a vossa relação e história de amor:

A resposta a este questionário inicial pode ser feita por escrita, voice notes no whatsapp ou reunião online (depende sempre da preferência e disponibilidade de cada um dos noivos).

Processo criativo:

processo criativo  ~ escrita de votos de casamento 

Como é que eu sei o que cada noivo quer dizer?

Cada noivo apresenta as suas respostas e esse é o meu guia para a escrita dos votos de casamento de cada um. Apesar de terem vivido a mesma história de amor, cada um viveu de uma forma diferente e dá importância a coisas diferentes. Admiram também coisas diferentes um no outro, o que significa que tenho ângulos distintos (eu gosto de chamar a esta parte “dois lados do mesmo amor”).

Um exemplo: um pode apreciar a segurança e conforto da relação, o outro pode gostar da ideia da leveza e descontração da relação. Este exemplo já me dá duas formas distintas de olhar para o mesmo amor e de saber “por onde pegar” na escrita de cada um. Da mesma forma, um dos elementos do casal pode dizer-me que é mais sentimental, outro pode dizer-me que é mais racional e acabam por expressar a sua intenção com estes votos (se querem que sejam mais “lamechas”, mais longos, mais curtos, mais diretos…). Todas estas informações são valiosas e levadas em consideração na hora de escrever as promessas de amor.

Do rascunho à fase final:

Envio um primeiro rascunho dos votos de casamento com base nestas respostas que me enviaram (sem elas, não consigo fazê-lo). O meu rascunho é composto por muitas linhas amarelas (frases que eu não sei se fazem sentido naquele momento dos votos, ou se devem ficar de todo), horas e horas de edição e dias a abrir e fechar a mesma página de word para ler com outros olhos a minha própria escrita.

Depois disso, recebo o vosso feedback. O que é que é para deixar, manter, alterar? O que é que vocês se lembraram entretanto que querem colocar? Este período é o vosso período de reflexão. Quando chegam até mim, dão-me o feedback e eu trato de fazer as alterações para refletir 100% aquilo que querem dizer à vossa pessoa num dos dia mais importante das vossas vidas.

Este processo é muito leve e fluído, acontece muito naturalmente e os noivos têm-me dado o feedback que é bonito recordar todas as etapas da vida deles até ao momento do “sim”.

Anterior
Anterior

Em vez disto… escreve isto.

Próximo
Próximo

“Não vou escrever votos, vai ser o que sair no momento”